Federações nacionais foram na passada sexta-feira (31) convidadas a tomar parte do retiro organizado pelo Comitê Olímpico Nacional, para a elaboração do plano estratégico 2021- 2028.
Por: Mónicia Mabai
No evento que teve lugar na sede do Comitê Olímpico Nacional, estiverem representadas várias Federações nacionais e Secretaria do Estado de Desporto. Pretendia-se sobretudo, aprimorar, melhorar e instituir uma abordagem coordenada sobre diferentes projectos e programas.
No balanço feito junto da impensa, as Federações consideraram a iniciativa oportuna face aos novos desafios que se impõem no movimento olímpico:
“Esperamos tirar proveito daquilo que é a gestão do Comitê Olímpico(…) queremos dar também aquilo que é o apoio institucional para a gestão do próprio Comitê Olímpico” disse Bruno Luzia, representante da Federação Moçambicana de Judo.
Por outro lado, o representante da Federação Moçambicana de Natação, Filipe Túlio, considera que a iniciativa promovida pelo COM, beneficia os atletas:
“Poderemos concentrar melhor os esforços nos atletas, em benefício do país.”
O Retiro sobre o plano estratégico para os próximos ciclos olímpicos, acontece no âmbito das reformas em curso no Comitê Olímpico Nacional.
Nós vivemos o Desporto!