As selecções nacionais da Nigéria e Costa do Marfim, vão duelar pelo ceptro da trigésima quarta edição do Campeonato Africano das Nações (CAN). As “super águias” afastaram a África do Sul para chegar à final e a Costa do Marfim derrotou a República Democrática do Congo, nas “meias-finais” da competição.
No jogo entre Nigéria e África do Sul, a partida estendeu-se até a marcação de grandes penalidades depois de registrar uma igualdade (1-1) no tempo regulamentar e no prolongamento.
Os dois tentos no tempo regulamentar foram marcados de grandes penalidades. Aos 67′ Ekong colocou a Nigéria em vantagem no marcador depois de bater o guarda-redes sul-africano Williams. Makoene também da marca dos onze metros, beteu Nwabali e restabeleceu a igualdade no marcador.
Na grande decisão, a Nigéria conseguiu derrotar a África do Sul por quatro a dois e conseguiu marcar a presença na final, para tentar conquistar o título que lhes foge há onze anos.
Já a Costa do Marfim superou a República Democrática do Congo por 1-0, na sequência do golo anotado a passagem do minuto 66′, por intermédio do avançado do Borussia Dortmund, Sebastian Haller.
A final da prova, será neste Domingo (11), às 22h00, no Estádio Olímpico Alassane Outtarra, localizado na capital costa-marfinense, Abidjan.
As selecções de África do Sul e República Democrática do Congo, vão lutar pelo terceiro lugar. O desafio terá lugar às 22h00 deste Sábado (10), no Estádio Felix Houphouët-Boigny .
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!