A estátua em homenagem a Samuel Eto’o, ícone do futebol camaronês e presidente da Federação Camaronesa de Futebol (Fecafoot), foi vandalizada. O incidente ocorre numa altura em que Samuel Eto’ o anda metido em múltiplas polémicas desde a sua eleicção em Dezembro de 2021.
Samuel Eto’o, antigo capitão dos Leões Indomáveis, é uma figura emblemática do desporto camaronês e mundial, tendo tido uma carreira notável tanto no Barcelona, Inter de Milão, ou na selecção camaronesa onde conta com 118 internacionalizações e 56 golos marcados.
Em Dezembro de 2020, Eto’o foi homenageado com a instalação desta estátua em Yaoundé, conferindo-lhe o título de Cidadão Honorário da comuna, numa acção que visa celebrar as suas contribuições ao futebol e à sociedade camaronesa.
Esta é a segunda vez que a estátua do astro camaronês é vandalizada. Anteriormente, a estátua já tinha perdido o braço esquerdo num incidente semelhante. Não se sabe ainda as razões exactas deste acto e não houve nenhuma comunicação oficial foi feita pelo Conselho Municipal do sexto distrito de Yaoundé.
As reacções da vandalização da estátua divide opiniões. Alguns veem este acto como uma manifestação de descontentamento com a sua presidência na Federação Camaronesa de Futebol, enquanto outros percebem como um ataque injustificado a uma figura que muito contribuiu para o desporto camaronês.
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!