ESFUMA-SE A POSSIBILIDADE DE MOÇAMBIQUE APURAR MAIS PUGILISTAS PARA AS OLIMPÍADAS DE PARIS

Os quatro pugilistas internacionais moçambicanos, Rady Gramane, Bernardo Macarime, Armando Sigauque e Tiago Muxanga, não tiveram sucesso na última tentativa de qualificação as olimpíadas de Paris 2024, tendo sido eliminados na janela de qualificação de Bangkok, na Tailândia.

Bernardo Macarime que compete na categoria dos 63 kg, foi o primeiro moçambicano a ser eliminado da competição, ao perder para o brasileiro Cleisson dos Santos na ronda 32.

Por sua vez, a experiente pugilista moçambicana Rady Gramane perdeu para a sul-coreana Su-Yeon Seong, na ronda 16 da categoria dos 75kg.

Armando Sigaúque e Tiago Muxanga que tinham triunfado nas etapas anteriores e estavam bem encaminhados rumo ao apuramento às Olimpíadas, também acabaram por ser eliminados.

Armando Sigauque foi eliminado por Munarbek Seiitbek de Quirguistão e Tiago Muxanga perdeu para o inglês Lewis Richardson, nos oitavos-de-final da categoria de 71 kg.

“Lutamos até ao limite, nossos atletas foram com tudo, estavam bem, aliás, importante recordar que participaram no torneio 132 países e perto de 600 atletas para qualificar cerca de 50. Mais uma vez não sei se será mera coincidência, dos 49 atletas africanos apenas 4 estão bos quartos-de-final. Na janela da Itália nenhum africano qualificou, este dado não tem importância justificativa, mas apenas para refletir nele” sugeriu Hélio Dabo, Secretário-Geral da Federação Moçambicana de Boxe.

Até este momento, o país conta com apenas duas atletas qualificadas aos Jogos Olímpicos de Paris edição 2024. Trata-se da pugilista Alcinda dos Santos Panguane e a velejadora Deisy Nhaquile.

Por: Jeremias Licumbe

NÓS VIVEMOS O DESPORTO!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *