Moçambique conseguiu marcar presença na última fase para a qualificação ao Campeonato Africano das Basquetebol que terá lugar no próximo ano. O feito foi conseguindo após derrotar a África do Sul, com diferença de três pontos, nos dois jogos realizados na fase preliminar.
O internacional moçambicano, Elves Houana, foi autor dos três pontos que ditaram a qualificação do combinado nacional para a última fase. Em uma entrevista à Esférico, Elves Houana mostrou-se feliz com a sua contribuição para este feito e ressaltou que o trabalho de equipa é mais importante que as conquistas individuais.
“Não foi como imaginávamos, mas conseguimos qualificar-nos para a próxima fase. Sinto-me feliz por ter feito os três pontos que qualificaram Moçambique para a próxima etapa. O mais importante para mim era levar o país para a outra etapa, não teria conseguido sem ajuda dos meus colegas, a equipa lutou para conquistar este feito” rematou Elves Houana.
No jogo 1, Moçambique venceu por 62-50 e na segunda partida o combinado nacional perdeu diante da África do Sul por 57-48.
Na última etapa para a qualificação ao AFROBASKET 2025, o combinado nacional vai integrar o grupo “A” juntamente com Mali, Sudão do Sul e República Democrática do Congo.
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!