Os dois primeiros capitães dos “Mambas”, Dominguez Pelembe e Mexer Sitoe, estão perto de igualar o marco que o actual seleccionador nacional ostenta no combinado nacional.
Francisco Queirol Conde Júnior, ou simplesmente, Chiquinho Conde, é o único jogador moçambicano que jogou três Campeonatos Africanos das Nações (CAN), ao serviço dos Mambas. Chiquinho esteve presente nos CAN’s de 1986, 1996 e 1998.
Na última terça-feira (19), os dois capitães da selecção nacional, Dominguez Pelembe e Mexer Sitoe garantiram a qualificação ao CAN Marrocos 2025, apos a vitória do combinado nacional frente a similar da Guiné-Bissau por duas bolas a uma (1-2), em jogo da última jornada na fase de qualificação do grupo “I”.
Após falhar o apuramento ao Campeonato Africano das Nações que decorreu em Marrocos em 2025, os dois “veteranos” da selecção nacional cumprirão no país árabe o seu terceiro CAN na carreira.
Dominguez e Mexer estiveram nas fases finais do CAN em 2010 em Angola, 2023 na Costa do Marfim e poderão estar em Marrocos em 2025.