O presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Feizal Sidat, fez saber esta quarta-feira(08) que dois jogadores estão próximos de adquirirem a nacionalidade moçambicana e jogar pela selecção nacional.
“Neste momento temos dois jogadores, Benjamin Luís e Diogo Calila que estão na fase conclusiva para a naturalização. Esperamos que até Março tenhamos estes dois jogadores disponíveis para a selecção nacional”, avançou Feizal Sidat.
Diogo Calila é um lateral-direito que neste momento actua pelo Santa Clara da Primeira Liga Portuguesa. O luso-moçambicano de 26 anos de idade, fez 16 jogos, uma assistência e igual número de golo esta temporada.
Benjamim Luis é um avançado que neste momento actua pelo FC Eilenburg, clube que milita na Liga Nordeste da Alemanha. O jogador conta com 17 jogos e quatro golos esta época.
O presidente da Federação Moçambicana de Futebol, falou ainda sobre o caso dos quatro jogadores da Black Bulls que adquiriram a nacionalidade moçambicana no ano passado. Feliz Sidat avançou que apenas dois jogadores receberam a aprovação da FIFA para jogar por Moçambique.
“O Stephen e o Hammed já podem jogar pela selecção nacional. O Kadre e o Ejaita ainda não receberam a autorização da FIFA. Esses jogadores é que adiquiriram a nacionalidade moçambicana, não foram naturalizados. Como mandam as regras, os jogadores que adquirem a nacionalidade devem no mínimo ter vivido no país durante cinco ano. Kadre ficou quatro anos e sete meses antes de ir para Espanha, faltavam ainda cinco meses para completar o período. Nós fizemos um pedido a FIFA para considerar o caso do Kadre”, disse Feizal Sidat.