O Comité Olímpico Internacional (COI), anunciou a composição da maior equipa de refugiados de todos os tempos que irá participar dos Jogos Olímpicos Paris 2024.
A selecção contará com 36 atletas de 11 países e, pela primeira vez, competirá com emblema próprio. A participação dos atletas originários de países como Síria, Sudão, Irão e Afeganistão em Paris será em 12 modalidades. A capital francesa será a terceira edição dos Jogos Olímpicos de Verão com a participação de uma selecção de refugiados.
Foi para os Jogos Olímpicos Rio 2016 que o COI formou a primeira equipa de refugiados com dez integrantes. A meta era “aumentar a sensibilização para a questão, à medida que centenas de milhares de pessoas chegavam à Europa, vindas do Oriente Médio e de outros lugares, fugindo do conflito e da pobreza”.
Para o alto comissário da ONU para os Refugiados, Filippo Grandi, a Equipa Olímpica de Refugiados deve lembrar ao mundo sobre “a resiliência, coragem e esperança de todos os que foram erradicados pela guerra e pela perseguição”.