A selecção nacional de futebol, Mambas, terminou na última terça-feira (14), a etapa de qualificação ao Mundial 2026, com uma vitória magra sobre a Somália com golo de Geny Catamo(0-1).
A vitória na décima jornada do grupo “G” permitiu com que os Mambas terminassem a campanha com 18 pontos na terceira posição da tabela classificativa.
O seleccionador nacional, Chiquinho Conde, fez uma avaliação do desenvolvimento dos Mambas nesta campanha de qualificação ao campeonato do Mundo.
“É preciso analisar o que correu menos bem para que nós possamos chegar um pouquinho longe. Terminamos a campanha com 18 pontos, acho que nem o mais optimista dos adeptos dos Mambas pensaria que num grupo onde estava a Argélia, Uganda e Guiné-Conacri poderíamos terminar em terceiro lugar”.
“Nós fizemos sonhar, nós temos que parar e pensar no que fizemos. Não podemos exigir muito dos nossos jogadores, o nosso Moçambola é o que é. As ligas no estrangeiro começaram a pouco tempo, alguns jogadores ainda não se consolidaram nas suas equipas. Terminar a campanha com 18 pontos é fantástico, no grupo da África do Sul o primeiro classificado tem 18 pontos”, concluiu Chiquinho Conde.
A selecção nacional só volta a jogar na Data-FIFA de Novembro, onde a equipa técnica pretende preparar o Campeonato Africano das Nações (CAN), prova a ter lugar de Dezembro de 2025 a Janeiro de 2026 em Marrocos.
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!