Carlo Ancelotti, de 64 anos de idade, actual treinador do Real Madrid, arrisca uma possível pena de prisão de quatro anos e nove meses por suposta fuga ao Fisco. Segundo o Ministério Público espanhol, o treinador teve receitas de mais de um milhão de euros em 2014 e quase três milhões em 2015, sem efectuar o pagamento correspondente dos impostos devidos.
A acusação aconteceu poucas horas antes do Real Madrid, de Carlo Ancelotti, entrar em campo pelo jogo da segunda mão dos oitavos de final da Champions League, contra o Leipzig. Um empate classifica a equipa merengue para a próxima fase do principal torneio da Europa.
Carlo Ancelotti, que regressou ao cargo de treinador do Real Madrid em 2021, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário feito através do Real Madrid. O Ministério Público acusa Ancelotti de fingir transferir os seus direitos de imagem a entidades sem actividade real fora de Espanha para evitar o pagamento de impostos.
“O Tesouro espanhol calculou o prejuízo incorrido tendo em conta rendas e rendimentos omitidos e reembolsos obtidos em 1.062.079 euros (386.361 euros no ano fiscal de 2014 e 675.718 euros no ano fiscal de 2015)”, acrescentou o procurador.
Esta não é a primeira vez que as autoridades espanholas perseguem celebridades por suspeita de evasão fiscal, incluindo jogadores como Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Diego Costa. Entretanto estes liquidaram e pagaram suas multas. Em 2016, Lionel Messi foi condenado por fraude fiscal e multado para evitar pena de 21 meses de prisão. Cristiano Ronaldo confessou-se culpado de fraude em 2019, e concordou em pagar uma multa de 19 milhões de euros.
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!