Nos últimos tempos a Confederação Africana de Futebol (CAF), tem realizado grandes competições a nível continental. A medida em que o tempo vai passando, aproxima-se três grandes competições continentais: Campeonato Africano das Nações, Liga dos Campeões Africanos e a Taça Nelson Mandela da temporada 2025/26 respectivamente.
De acordo com o Africa Soccer, a agremiação que gere o futebol africano prepara-se para anunciar um calendário que vai ajustar estás três importantes provas. Prevê-se que a restruturação altera um pouco a normalidade da Liga dos Campeões e da Taça das Confederações. Tendo em conta os jogos de qualificação ao Mundial 2026.
De acordo com o cronograma proposto, as rodadas preliminares e as três primeiras rodadas da fase de grupos de ambas as competições (Taça das Confederações e Taça Nelson Mandela) serão realizadas entre meados de Setembro e o final de Novembro, um mês antes do arranque do CAN, maior prova futebolística do continente.
As partidas das Afrotaças irão retornar em Fevereiro do próximo ano, logo após a disputa do Campeonato Africano das Nações em Marrocos.
Este novo calendário deverá minimizar conflitos e garantir uma programação mais fluida em todo o ecossistema do futebol ou evitar a sobrecarga nos jogadores e nos clubes.
Sem sombra de dúvidas a temporada 2025/26 será uma das épocas mais apertadas da história do nosso continente. Todas as competições domésticas do continente deverão parar nos dois meses que vai se disputar o CAN.
Moçambique está na fase final do Africano, a Associação Black Bulls actual campeão nacional vai disputar as fases preliminares da Liga dos Campeões e o Ferroviário de Maputo participará das eliminatórias da Taça Nelson Mandela.
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!