A Confederação Africana de Futebol (CAF), nomeou a selecção principal de futebol de Moçambique e o seu seleccionador nacional, Chiquinho Conde, para os prêmios mais prestigiados do continente, Treinador do Ano assim como a Selecção do Ano. O evento CAF Awards terá lugar na cidade de Marrakesh, em Marrocos, no dia 11 de Dezembro.
Moçambique vive uma fase histórica no futebol, pela primeira vez desde a criação da selecção nacional, os “Mambas” foram nomeados para o prêmio da melhor selecção do ano, assim como o seu treinador Chiquinho Conde foi indicado para o prêmio de melhor selecionador do ano no continente africano.
O combinado nacional conseguiu grandes feitos neste ano. A selecção interna de futebol fez uma campanha histórica no CHAN Argélia 2023, conseguindo pontual pela primeira vez e passar para a fase seguinte. Em Setembro deste ano, os “Mambas” sob o comando de Chiquinho Conde, conseguiram também qualificar-se para a fase final do CAN.
Chiquinho Conde orientou os “Mambas” por treze ocasiões este ano, onde conseguiu quatro vitórias, seis derrotas e três empates.
O CAF Awards é um dos eventos mais esperados no futebol africano. O mesmo serve para reconhecer e premiar os melhores jogadores, treinadores e equipas do continente. Várias lendas africanas ligadas ao futebol, uns no activo e outros não, farão parte do evento.
Para o prêmio de melhor selecção do ano, Moçambique tem como adversários: Cabo Verde, Gâmbia, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Mauritânia, Marrocos, Namíbia e Tanzânia.
Para a categoria seleccionador do ano, Chiquinho Conde terá como concorrentes: Walid Regragui, do Marrocos, e Aliou Cissé do Senegal, Amir Abdou da Mauritânia, e Baciro Conde da Guiné-Bissau.
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!