O Ferroviário da Beira perdeu ontem diante do REG do Ruanda, por 94-89, em jogo da quinta e última jornada da Conferência de Sahara da Liga Africana de Basquetebol (BAL). A derrota afasta os locomotivas do Chivale da Competição milionária.
É que os cenários que davam vida à possibilidade de qualificação do representante moçambicano na BAL foram seriamente corroídas, quando o REG do Ruanda e AS Salé de Marrocos, venceram respectivamente ao US Monastir da Tunísia e SLAC da Guiné-Conacry, por 77-74 e 91-81.
Com estes resultados, o Ferroviário da Beira saiu dos quatro primeiros lugares da Conferência de Sahara, caindo para o quinto lugar com os mesmos cinco pontos conquistados frutos de uma vitória e três derrotas.
Mesmo que tivesse vencido ontem o REG do Ruanda e passasse a somar sete pontos e acontecendo o que era seu desejo no embate entre o DUC do Senegal e o AS Salé, ganhando a equipa da casa, os moçambicanos não se qualificariam porque foram a este jogo com um saldo negativo de 27 pontos.
Para piorar, mesmo com esses resultados, os “locomotivas” de Chiveve terminariam empatados com sete pontos na tabela classificativa com o SLAC da Guiné-Conacry, AS Salé do Marrocos e DUC do Senegal, mas a eliminação era inevitável dada a desvantagem no confronto directo com os guineenses e marroquinos, com quem perderam por 90-74 e 95-84, respectivamente.
Assim, para os play-off da BAL, a decorrer de 21 a 28 de Maio próximo, em Kigali, Ruanda, estão qualificados pela Conferência de Sahara o US Monastir, REG, SLAC e AS Salé que ocupam respectivamente o primeiro, segundo, terceiro e quarto lugares com nove, sete, sete e seis pontos.
Entretanto, na Conferência do Nilo, a decorrer no Cairo, Egipto, de 9 a 19 de Abril próximo, estão as seguintes equipas: Zamalek do Egipto, Petro Atlético de Luanda (Angola), Cape Town Tigers (África do Sul), FAP (Camarões), BCE Fukash (Rep. Congo) e Cobra Sports (Sudão do Sul).
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!