ATLETAS MOÇAMBICANOS PODEM QUALIFICAR-SE AS OLIMPÍADAS CASO CONSIGAM OS MÍNIMOS NO NACIONAL DE PISTA

Os atletas moçambicanos que competem em diferentes provas na modalidade de atletismo, poderão qualificar-se aos Jogos Olímpicos de Paris, sem precisar sair do país, caso consigam alcançar os mínimos nos campeonatos nacionais de pista.

Pela primeira vez na história, as marcas obtidas nas competições nacionais na modalidade de atletismo, passam a ser reconhecidas pela Word Athletics (WA). Esta boa nova garante que os atletas moçambicanos possam qualificar-se para grandes competições internacionais, sem precisar sair do país, como faziam há pouco tempo.

A Federação Moçambicana de Atletismo, organiza de 31 de Maio a 02 de Junho, os campeonatos nacionais de pista individuais e colectivos, na pista do Estádio Nacional do Zimpeto.

Os atletas moçambicanos podem qualificar-se para os Jogos Olímpicos de Paris, caso consigam atingir os mínimos pretendidos pela Word Athletics.

O órgão que tutela a modalidade de atletismo ao nível mundial, decidiu reduzir os mínimos em relação aos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Por exemplo, nos jogos de Tóquio, os mínimos pretendidos para a prova de 100 metros livres era de 10’05” e nesta edição estimulou-se 10” como mínimo, em masculinos.

Existem 1.810 vagas disponíveis disponíveis para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que serão distribuídas em 48 provas.

Cecília Guambe e Edson Deve, são dois atletas que tem se destacando nos últimos tempos. Os moçambicanos participariam na última edição dos Jogos Africanos e conseguiriam bons resultados.

A quinta melhor barreirista de África, Cecília Guambe, compete na prova de 100 metros barreiras, precisa da marca de 12’77” para qualificar-se as olimpíadas.

Edosn Deve que compete na prova de 200 metros livres, precisa de 20’16” para qualificar-se para a competição.

NÓS VIVEMOS O DESPORTO!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *