O Mercado de Transferências abriu na Europa, e os clubes que militam na elite do futebol mundial começaram a preocupar-se em reforçar os seus plantéis para a temporada que se avizinha. Geny Catamo é o segundo moçambicano a ser apontado a uma equipa da Premier League nos últimos dias, depois de Reinildo Mandava para o Crystal Palace.
De acordo com o renomado jornal português, A Bola, a equipa inglesa tem Geny Catamo na sua lista de jogadores a contratar para a próxima temporada.
A cláusula de rescisão de Geny Catamo com o Sporting é de 60 milhões de euros. Os “leões” podem até baixar o preço mas não vão permitir que moçambicano deixe o clube com menos de 30 milhões de euros.
O Amora ainda detém 75% do passe de Geny Catamo. A SAD do Sporting deverá comprar esta percentagem neste mercado de verão. Os clubes moçambicanos, Associação Black Bulls e Maxaquene deverão encaixar uma quantia significativa neste negócio.
A equipa treinada pelo espanhol Unai Emry teve uma boa campanha na última edição da Liga dos campeões europeus, ao terminar entre os oito primeiros colocados na fase liga e depois ter sido eliminado nos quartos-de-final pelo actual campeão PSG, com um agregado de (5-4).
Na Temporada 2025/26, o Aston Villa vai jogar a Liga Europa, a segunda mais importante competição dos europeus. As possíveis saídas dos extremos Marcus Rashford e Marco Asencio, pode ser um factor catalisador para a transferência Geny Catamo. Os dois jogadores estavam no Aston Villa por empréstimo do Manchester United e Paris Saint-Germain.