Encerrou na última terça-feira (09), a Data FIFA, e as selecções africanas realizaram os seus jogos da oitava jornadas de qualificação ao Mundial 2026. Após a disputa da oitava ronda da zona africana de qualificação ao Mundial, Moçambique detém os mesmos pontos que o quarto melhor segundo colocado.
Os Mambas averbaram uma derrota e uma vitória nesta pausa internacional. O triunfo diante do Botswana por duas bolas sem resposta (2-0), no Estádio Nacional do Zimpeto, permitiu ao combinado nacional somar 15 pontos.
Segundo a actualização da Flashcore, a classificação dos segundos melhores colocados da zona africana é liderada pelo Gabão com 19 pontos (adversário de Moçambique no CAN Marrocos). Madagáscar segue na segunda posição com 16 pontos, os mesmos pontos tem a República Democrática do Congo. Burquina Faso tem 15 pontos, igual número de pontuação com os Mambas.
Porém, a selecção de Uganda que também tem 15 pontos, tal como os Mambas, é que está presente nesta lista, visto que é o segundo colocado do grupo dos Mambas “G”.
Ainda existe uma possibilidade do combinado nacional marcar presença nos play-offs de qualificação ao campeonato do mundo. Porém, o combinado nacional deve vencer os dois últimos jogos contra Guiné e Somália, e esperar por desaires das outras Nações.
Os vencedores dos nove grupos da zona africana de qualificação avançam directamente para a fase final do Mundial. Os quatro melhores colocados jogam entre si por uma vaga nos play-offs internacionais.