Os dois pugilistas moçambicanos que vão competir no torneio de Boxe inserido nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Alcinda Panguana e Tiago Muxanga, tem a ambição de conquistar medalhas na 33ª edição das Olimpíadas. A competição tem lugar na capital francesa, Paris, a partir desta sexta-feira (26) e vai prolongar-se até ao dia 11 de Agosto.
Moçambique conta com apenas duas medalhas nos Jogos Olímpicos, os dois galardões fora conquistados pela menina de ouro, Maria de Lurdes Mutola em Sidney e Atlanta. A última foi no ano 2000.
Os dois pugilistas que representam a pátria amada no maior evento desportivo do planta terra, tem a ambição de conquistar medalhas para entrar na história e quebrar a maldição que assola o país há 24 anos.
“O estágio foi bom porque podemos acertar algumas partes que tínhamos falhas. As espectativas são muito boas porque é um sonho poder estar aqui, pretendo chegar ao pódio e levar a medalha para casa. Conheço todos os adversários que estão aqui, darei o meu máximo para poder chegar ao pódio” avançou Tiago Muxanga.
“O estágio correu muito bem, tínhamos um ginásio equipado com todo material que precisávamos, tinham profissionais na área disponíveis para nos ajudar. Tivemos um estágio muito produtivo. Espero representar a bandeira condignamente, e demostrar a preparação que tive ao longo dos últimos três anos com bons resultados dentro do ringue. Serão cinco lutas para conseguir a medalha de Ouro. Prometo trabalhar para conseguir uma medalha” referiu Alcinda Panguana.
Os dois pugilistas combatem neste Domingo (28). Alcinda que desta vez competirá na categoria de 66kg, terá como primeira oponente a Jessica Triebelova, da Eslovénia. Caso derrote a europeia, Alcinda irá defrontar a chinesa Liu Yang.
Tiago Muxanga que compete na categoria de 71kg, vai estrear-se na competição defrontado o alemão Magomed Schachidov.