A selecção nacional sénior feminina de basquetebol foi eliminada do Afrobasket 2023. O combinado nacional foi superado pela Nigéria que venceu por 59-52, no jogo dos quartos-de-final.
Naquele que foi o oitavo encontro entre Moçambique e Nigéria em Afrobaskets, às moçambicanas dominaram o primeiro quarto com um parcial de 16-18.
No segundo quarto, mais do mesmo com a equipa de todos nós a levar vantagem com um
favorável 13-15.
Foi a partir do terceiro período que as coisas começaram a correr mal para o lado nacional. Um parcial de 18-10 das nigerianas começou a complicar a tendência do jogo, na altura sorridente para a turma de Carlos Aik.
No derradeiro período, a equipa de todos nós acusou alguma ansiedade e cansaço físico, vulnerabilidades bem aproveitadas pelas nigerianas que venceram o duelo por 59-52.
Esfumava-se, assim, o sonho das “Samurais” chegarem ao torneio Pré-Olímpico. Tal sucedeu depois de mais uma polêmica relacionada com questões de pagamentos as atletas e staff técnico da selecção nacional. Em resumo, esta campanha rendeu vitórias sobre Costa do Marfim e Guiné. Houve também o registo de uma derrota diante dos Camarões.
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!