Os jogadores moçambicanos que integram a Associação Provincial de Bilhar de Tete fizeram história ao representar Moçambique, pela primeira vez, no Campeonato Africano da modalidade, que teve lugar de 2-9 de Fevereiro na vizinha África do Sul, concretamente na cidade de Durban.
Moçambique foi representado por três jogadores que destacam a experiência adquirida no evento continental que reuniu os melhores da modalidade no continente.

“A participação foi boa, foi algo diferente daquilo que eu já estava habituado. Depois deste campeonato passo a olhar o Bilhar de uma outra forma”, referiu Irvin Muthalane.

“É gratificante para nós estarmos neste nível. Infelizmente não ganhamos nenhuma medalha ou Taça mais saímos vitoriosos por poder fazer parte deste evento e voltar cheios de muito experiência”, avançou Dilma Machele.
“Foi um grande aprendizado estar aqui. Cada jogador que esteve cá presente trouxe muito aprendizado para mim. Levo muita experiência para que no futuro próximo esteja mais activo”, referiu Flávio de Sousa.

O presidente da Associação de Bilhar da Província de Tete, garante a continuidade do trabalho árduo para massificar e profissionalizar a modalidade no país.
“Vamos continuar a trabalhar juntos. Todos moçambicanos estão convidados a fazer parte deste movimento. O nosso sonho vai se tornar realidade, e quero dizer que que pretendemos tirar a juventude do álcool e das drogas. Esta é a batalha de todos os moçambicanos”, concluiu Miguel Huhu, presidente da ASSOPRIBIL-TETE.
Em Janeiro, a ASSOPRIBIL realizou o primeiro evento internacional de Bilhar no país e que contou com a participação de jogadores do Reino de Eswatini. No dia 31 de Janeiro a agremiação realizou um Campeonato beneficente para apoiar as vítimas das cheias em Moçambique.
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!
