COM ASSINA CONTRATOS DE BOLSAS OLÍMPICAS E INICIA CICLO DE PREPARAÇÃO PARA LOS ANGELES 2028

O Comité Olímpico de Moçambique (COM), iniciou, oficialmente, esta sexta-feira(09), o ciclo de preparação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, nos Estados Unidos da América.

A sessão foi aberta pelo Secretário-Geral do Comité Olímpico de Moçambique, Penalva César, que destacou que “este ano marca o início da preparação para os Jogos Olímpicos de 2028”, antes de anunciar a intervenção do Presidente do COM.

No âmbito deste novo ciclo olímpico, foram assinados contratos de bolsas olímpicas com dez atletas seleccionados pelas respectivas federações nacionais, sendo seis do gênero feminino e quatro do masculino. Estiveram presentes na cerimónia oito atletas, com excepção de um atleta de atletismo, que se encontra nos Estados Unidos da América, e de uma atleta feminina da mesma modalidade, actualmente em Portugal. A assinatura dos contratos foi feita de forma simultânea.

Estiveram representadas as federações de Atletismo, Canoagem, Vela e Judo, bem como o Ministério da Juventude e Desporto.

Os atletas abrangidos pelas bolsas olímpicas são Deisy Nhaquile e Denise Paruque, na modalidade de Vela, esta última formando dupla com o atleta masculino Alcídio Lino. No atletismo, foram contemplados Amélia Pinga, no salto em comprimento, e Estêvão Sabino, também do salto em comprimento. No judo, a bolseira é Jacira Ferreira. Na canoagem os beneficiários são Neusa Banze, Teresa Shianami, Joaquim Lobo. Na Natação Mathew Lawrence é o beneficiário.

Na sua intervenção, o Presidente do Comité Olímpico de Moçambique, Aníbal Manave, considerou o momento de grande importância, afirmando que “hoje é um dia muito importante, que é a assinatura destes contratos de bolsas olímpicas para Los Angeles”, tendo felicitado os atletas seleccionados. O dirigente sublinhou ainda que “assinaram contratos atletas que vêm demonstrando potencial e talento”.

Aníbal Manave esclareceu que o COM não faz a escolha directa dos atletas, explicando que “o Comité Olímpico não escolhe atletas, são as federações que fazem uma pré-selecção, passam pelo crivo das federações internacionais e só depois a lista chega ao Comité Olímpico para canalizar o apoio necessário”.

O presidente alertou também para as responsabilidades associadas à bolsa, referindo que “ter uma bolsa implica responsabilidades, e uma delas é o empenho para continuar a merecer esse apoio”.

Acrescentou ainda que a expectativa é que os dez atletas consigam a qualificação olímpica, reconhecendo, no entanto, que “não será uma tarefa fácil, mas esse tem de ser o objectivo: qualificar”.

Foi igualmente anunciado que, para a preparação, cada atleta beneficiará de um apoio mensal de 900 dólares, correspondente a pouco mais de 56.943 meticais.

Em nome dos atletas, Denise Paruque considerou gratificante integrar o grupo de bolseiros.

“É gratificante fazer parte dos atletas bolseiros, pois este apoio vai ajudar na preparação para Los Angeles, melhorar a performance e representar melhor Moçambique”. Já Alcídio Lino, que beneficia pela primeira vez da bolsa olímpica, disse: “vai ser uma grande valia para a preparação” e garantiu que tanto ele como a sua dupla prometem dar o seu melhor.

NÓS VIVEMOSO DESPORTO!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *