FIFA CEDE PRESSÃO DA UEFA E ESTENDE O PERÍODO DA DISPENSA DOS JOGADORES AFRICANOS

A Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), cedeu a pressão feita pela Associação Europeia de Clubes (ECA), e definiu o dia 15 de Dezembro como a Data para que os clubes do velho continente dispensem os jogadores africanos para o CAN 2025.

A decisão foi tomada no último dia 29 de Novembro. Esta decisão sobrepõe se a ideia inicial de dispensar os jogadores africanos para a prova continental antes do dia 08 de Dezembro. Segundo o jornal francês “L’ Equipe” a FIFA cedeu a pressão sem informar as Federações envolvidas. Esta atitude da FIFA não agrada ao continente, visto que o acordo inicial era dispensar os futebolistas no final de semana de até ao dia 08 de Dezembro.

De recordar que o CAN, marcado para ser disputado de 21 de Dezembro de 2025 a 18 de Janeiro de 2026 foi adiado de Junho de 2025 para o final do ano, devido ao Mundial de Clubes que teve um novo formato implementado pela agremiação que gere o futebol Mundial.

Esta actividade ressalta o facto da competição continental africana não ser vista como relevante a nível da FIFA, visto que as competições não vão parar no decurso da prova. Os jogadores africanos corem ainda mais o risco de se lesionarem antes de se juntar as suas selecções.

Reinildo fica assim disponível para defrontar o Newcastle United no dia 14. Já Geny Catamo vai estar disponível para jogar pelo Sporting nos jogos contra o poderoso Bayern de Munique no dia 12 e contra o AVS SAD no dia 14.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *