Segundo ditou o sorteio realizado pela Confederação Africana de Futebol (CAF), esta quinta-feira (19), Moçambique integra o grupo “B” do CAN futebol de praia, juntamente com as selecções de Senegal, Malawi e Mauritânia.
Senegal, maior vencedor deste torneio com quatro títulos, é a cabeça de série e é um dos principais candidatos ao título. Moçambique tem fortes chances de passar da fase de grupos e consequentemente lutar pelo título.
O combinado nacional que já começou a preparar-se para este campeonato, vai estrear-se defrontando o Malawi. Na segunda jornada os “guerreiros de praia” terão pela frente a Mauritânia e vão fechar à fase de grupos jogando contra o Senegal.
A última edição do CAN de futebol de praia teve lugar em Moçambique, na Arena de Vilankulo, em 2022. A selecção de Senegal acabou por conquistar a competição pela quarta vez consecutiva. Na edição em que Moçambique foi anfitrião, o combinado nacional falhou o pódio, ao perder para Marrocos no jogo de atribuição ao terceiro lugar, por seis quatro (4-6).
Os finalistas desta edição se juntarão as Ilhas Seychelles, como os representantes do continente africano no Mundial da modalidade, a ter lugar no próximo ano em Seychelles.
Esta é a segunda vez que o Egipto organiza este torneio. A primeira vez foi em 2018. O país anfitrião acabou por perder a final para Senegal. A competição tem lugar de 19-26 de Outubro próximo, em Hurghada, Egito.
TEXTO: JEREMIAS LICUMBE