A União das Federações Europeias de Futebol (UEFA) anunciou que a mudança no formato da Champions League, maior torneio entre clubes do velho continente, será a partir da temporada 2024/25. O número de participantes na fase inicial passará de 32 a 36.
Outro fator que marca está nova era da UCL é o critério para a classificação das equipas que irão disputar esta prova. Em vez do ranking de federações, utilizado tradicionalmente, apenas uma vaga será automaticamente destinada a uma das cinco principais ligas europeias.
Uma vaga será reservada a equipa que passar pelos playoffs, onde concorrem os campeões de seus respectivos países. As outras vagas serão definidas de acordo com o desempenho das próprias ligas durante a temporada.
Refira-se que dois moçambicanos irão fazer parte desta prova, nomeadamente Reinildo Mandava ao serviço do Atlético de Madrid e Geny Catamo com o Sporting de Portugal. Os dois moçambicanos vão conhecer os seus adversários na fase de grupos já na próxima quinta-feira com a realização do sorteio no dia 29 de Agosto.