Ernesto Muianga foi o último taekwondista moçambicano a competir no torneio da modalidade inserido nos Jogos Africanos de Acra. Muianga não conseguiu ir avante nesta competição, após perder para Casemir Batel do Chade, num combate que estava inserido nos oitavos-de-final da categoria dos-58kg.
Ernesto Muianga perdeu por dois a zero (2-0), diante do seu oponente. Nesta modalidade, Moçambique foi representado por quatro atletas, nomeadamente: Sherta Barbosa, Mauro Clemente, Eduardo Mabasso e Ernesto Muianga. Sherta foi a única a vencer um combate, tendo sido eliminada nos “quartos”.
Mais uma vez, a falta de rodagem em competições internacionais, foi dada como razão principal para o fracasso nos duelos.
“Eu era o último e a última esperança de Moçambique ter uma medalha nesta competição, mas acabei por não conseguir cumprir com esta meta. Acredito que com mais rodagem em campeonatos do gênero, que juntam taekwondistas que actuam ao mais alto nível, vai nos ajudar a desenvolver mais” referiu Ernesto Muianga.
“Os nossos atletas fizeram de tudo mas não conseguiram. Tiro a conclusão que a falta de rodagem influenciou para estes resultados. A maior parte dos atletas que estão aqui participaram de grandes campeonatos antes de chegar aqui. Por exemplo, o adversário de Ernesto é um taekwondista que está a evoluir na Alemanha. Infelizmente não alcançamos as nossas metas, saímos daqui com um grande TPC” avançou, por sua vez, Meque Mário.
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!