Ao que tudo indica, Mexer Sitoe e Edmilson Dove serão as primeiras opções para o zona central da defesa dos “Mambas” no Campeonato Africano das Nações (CAN). O timoneiro dos “Mambas”, Chiquinho Conde, começou com a dupla em dois dos três jogos amigáveis realizados no estágio pré-competitivo na África do Sul.
A primeira vez em que os dois interacionais moçambicanos dividiram esta posição, foi no duelo contra Senegal, no Estádio nacional do Zimpeto, onde os “Mambas” perderam pela margem mínima para os “leões” de Taranga. Neste duelo, Mexer e Edmilson estiveram a um bom nível, apesar da derrota.
David Malembana, que já foi cinco vezes internacional por Moçambique, não está 100% e não inspira confiança segundo escrevem vários moçambicanos nas redes sociais. O mesmo cometeu um erro que resultou no segundo golo da Argélia, na partida inserida na segunda jornada do grupo “G” para qualificação ao Mundial 2026.
Mexer e Edmilson são dois jogadores experientes e parecem mais entrosados. Edmilson Dove, que de natureza é um lateral-esquerdo, começou a jogar como um defesa central mo ano passado, período em que se juntou ao Kaizer Chiefs da África do Sul.
Antes de integrar a colectividade que prepara-se para o Campeonato Africano das Nações, os dois internacionais moçambicanos, desempenhavam papeis crucias nos seus respectivos clubes. Ambos os “Mambas” constam nos “onzes” mais usados nas suas equipas.