O piloto moçambicano, Paulo Oliveira, organizou, na última quinta-feira(14), um jantar de apoio à terceira participação consecutiva de Moçambique na mais prestigiada prova de todo terreno do mundo, o Rally Dakar, edição 2024.
O evento que teve lugar numa das instâncias hoteleiras da Cidade de Maputo, começou com a apresentação de um vídeo que resume a participação do país no Rally Dakar.
Seguiu-se a intervenção do empresário moçambicano, Salimo Abdula, um dos mentores e impulsionadores do projecto. Dirigindo-se aos presentes, Abdula destacou que “é sempre um prazer apoiar o Paulo Oliveira, pois a presença regular do país no evento demonstra um compromisso com o desenvolvimento do Desporto motorizado nem Moçambique”.
Por sua vez, Paulo Oliveira, que irá cumprir a sua terceira presença consecutiva, prometeu “honrar a bandeira moçambicana, através da superação das eventuais adversidades e procurando terminar na melhor classificação possível e vencendo uma das 15 etapas da competição”. Oliveira agradeceu ainda aos compatriotas moçambicanos, pelo apoio desde que assumiu o desafio de carregar a bandeira nacional no Dakar.
A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, que honrou o evento com a sua presença, exaltou o facto do piloto Paulo Oliveira ser, simultaneamente, embaixador do Desporto e Turismo moçambicanos. Materula assinalou ainda o facto de ter sido por intermédio de Paulo Oliveira que Moçambique escreveu o seu nome na história do renomado Rally Dakar.
O Dakar 2024 terá lugar 05-19 de Janeiro de 2024, na Arábia Saudita. Na terceira presença consecutiva no Rally Dakar, Paulo Oliveira vai competir pela primeira vez na categoria de carros clássicos. Oliveira leva para o Dakar 2024, um Pugeout, modelo UMM, motor 2.5.
Serão 15 etapas, durante 15 quinze dias, numa distância equivalente sessenta por cento do percurso original, cerca de seis mil quilómetros.
No Rally Dakar 2024, Paulo Oliveira terá como co-piloto Arcélio Couto, experiente na navegação, com quem esteve no Rally de 2022, onde competiu na categoria de motos.
NÓS VIVEMOS O DESPORTO!